quinta-feira, 28 de abril de 2011

De Volta...

Foram muito especiais os dias que passei caminhando...hoje me emociono quando lembro das paisagens...dos lugares...das pessoas...foram momentos únicos na minha vida.
Algumas dicas fizeram toda a diferença...meu nutricionista me disse ...se hidrate bastante...coma carboidratos e Durma muito bem...não esqueci por nenhum momento estas dicas e prestei muito atenção as necessidades do meu corpo durante o percurso...quando meus pés doiam...parava...descalçava o ténis...fazia uma massagem nos pés...deixava ele respirar por algum tempo...ou quando possível mergulhava ele numa água fria...
Sempre que passava em frente a um café...me dava o luxo..parava..ia ao banheiro e tomava um café com leite bem quentinho.
Comia um bolinho ...a garrafinha de água tinha um lugar certo...encaixada na minha pochete...estava sempre a mão...e sempree tinha uma outra ma muchila de reserva...em nenhum momento fiquei sem água.
Os almoços as vezes passavam da hora pois as cidades aconteciam esporadicamente...mas eram sempre bem fartos e em nenhum deles faltou uma tacinha de vinho...que num primeiro momento propiciva uma preguicite mas assim que voltava a caminhar voltava tudo ao normal.
Balas também eram um balsamo para minha saúde...quando começava a doer muito as pernas e caía o ritmo da caminhada...me energizava com uma balinha.
Sempre que parava pra descansar alongava todo o corpo...me esticava inteira...o que aliviava muito a tensão muscular.
E dormir...dormir foi um caso a parte...que me perdoem os que gostam de sofrer e peregrinar a moda antiga...mas albergues não me fizeram a cabeça...e tirando um único dia que fiqeui num deles e não dormi nada...as demais noites foram muito bem dormidas...com banhos quentes na maioria de banheira que ajudavam muito na recuperação do corpo da sobrecarga do dia.
Por falar em sobrecarga...minha muchila pesava em média 8 kilos...este peso não me fazia tanta diferença...talvez por eu já ter tido 10 a mais no meu corpo...mas em nenhum momento o peso da muchila me incomodou.
Dito tudo isso da pra perceber que a atenção em mim foi primordial para o sucesso da minha caminhada.
E estou levando pra posteridade este aprendizado...pois muitas vezes na correria do dia a dia deixava de tomar água...comer nos horários certos e adequadamente...e as vezes até deixava de ir ao banheiro ...por falta de tempo...
Doravante não mais.
Outra coisa que descobri nestes dias...adoro escrever...e acho que até vou bem escrevendo...sinto que as palavras fluem...adorei...
Como já plantei muitas árvores...tenho dois filhos lindos...só me falta agora escrever um livro....quem sabe...vou pensar no assunto...
Os amigos que fiz no caminho entenderam a minha necessidade de andar sozinha e muito se admiraram disso...confessaram ao final que me acharam muito mais corajosa que muitos homens por aí (que teoria machista)
Mas de verdade em nenhum momento eu senti medo...pois a companhia que eu tinha...e pra muitos eh invisível...estava ali o tempo todo...e eu reclamava pra ele...cantava pra ele...chorava e suspirava pra ele aliviar àquelas dores do coração . As vezes tinha pensamentos libidinosos e já ia dizendo...desculpa aí cara... Esta maravilhosa companhia foi de Deus Pai...quer proteção maior que esta?
Andar de mãos dadas com o Pai...7 dias.?

Bom ...acabou e a Ritinha que vós fala aqui já não eh mais a mesma que saiu do Brasil no dia 15/04 .
Espero que a correria do dia a dia não me atinjam mais como antes e que aquela paz que eu encontrei no caminho me acompahem todos os dias do resto da minha vida.
E que esta pessoa melhor que voltou .seja também ..uma mãe Melhor....uma filha melhor...uma amiga melhor...uma patroa melhor...
E tenho dito...

3 comentários:

  1. Amei a jornada... pena que acabou mesmo...
    Bem que podia ter uma retrospectiva, com fotos e tals... EU QUEROOOO

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Rita só conheci vc agora,mas pelo que pude perceber isso que vc viveu foi algo muito especial em sua vida...
    Parabéns

    Cris

    ResponderExcluir
  3. Olá amiguinha.
    Só li o teu blogue depois de terminar a caminhada, e também só tive conhecimento dele porque tu disseste. Mas olha, assim que cheguei a POrtugal fui logo espreitar. Foi uma maravilha de caminha e muito bom conhecer uma pessoa espectacular como tu. Como já deves ter percebido a natureza para mim diz-me muito.
    Também deu para ver que és uma boa pessoa, apesar dos poucos dias que tivémos a caminhar, há que que por vezes desaparecias pelo caminho fora. Parecia um cavalinho que tinha sido solto pelo seu dono, mas que devido à liberdade e ia desfrutar das maravilhas da natureza.
    Parabéns pela tua coragem.
    Moisés

    ResponderExcluir